GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Sobre Fontes Convencionais e Não Convencionais de energia, assinale a alternativa correta:


As fontes convencionais de energia são aquelas que ainda estão em desenvolvimento, em pequena escala, e surgem como alternativa às formas não convencionais, visto que não geram grandes impactos ambientais.


Hidrelétricas, termelétricas (que se apropriam de combustíveis fósseis: carvão, petróleo, gás natural) e usinas nucleares são exemplos de fontes não convencionais, enquanto as formas de energia geotérmica, solar, eólica, por biomassa, maremotriz, são exemplos de fontes convencionais.


Hidrelétricas, termelétricas (que se apropriam de combustíveis fósseis: carvão, petróleo, gás natural) e usinas nucleares são exemplos de fontes convencionais, enquanto as formas de energia geotérmica, solar, eólica, por biomassa e maremotriz são exemplos de fontes não convencionais.


As fontes não convencionais de geração de energia são aquelas que foram desenvolvidas há muito tempo e que ainda hoje são utilizadas para a geração de energia elétrica.


É reconhecido hoje em dia que a energia elétrica pode ser obtida apenas da conversão de energia potencial gravitacional.

O consumo de energia elétrica no país alcançou 39.673 gigawatts-hora (GWh) em dezembro de 2014, apenas 0,3% superior ao apurado no mesmo mês do ano anterior. A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

A energia elétrica, no Brasil, é fundamental para o crescimento do país. O setor que mais utiliza ou consome energia elétrica no Brasil é:


Transportes.


Indústrias.


Residências.


Agropecuária.


Iluminação pública.

Uma usina termelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que consiste em três etapas.

Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.

A segunda consiste na utilização desse vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.

Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.

Fonte: Sistemas de Furnas de geração e transmissão (2013)

 

Com relação à geração termelétrica, verifique e julgue a(s) correta(s):

 

I) Atualmente, as maiores turbinas a gás chegam a 330 MW de potência, e os rendimentos térmicos atingem 42%.

 

II) Entre as vantagens adicionais da geração termoelétrica a gás natural estão o prazo relativamente curto de maturação do empreendimento e a flexibilidade para o atendimento da demanda,

 

III) A geração de energia a partir de derivados de petróleo é econômica em áreas de alta densidade industrial, pois a alta demanda não pode ser atendida por fontes renováveis.


I, II e III estão corretas


Apenas a II está correta


I e II estão corretas


Apenas II e III estão corretas


Apenas a I está correta

Analise a tabela a seguir, que relaciona informações sobre a capacidade de energia instalada no Brasil, obtidas pelo BEN 2015:

De acordo com a tabela, é possível afirmar que:


Pode-se notar que a fonte de energia eólica teve um considerável aumento percentual de sua capacidade de energia instalada, entre os anos de 2013 e 2014.


Pequenos aumentos da capacidade de energia instalada podem ser verificados para a fonte nuclear.


Com exceção da energia térmica, todas as outras tiveram incrementos de sua capacidade de energia instalada entre os anos de 2013 e 2014.


A maior variação, entre os anos de 2013 e 2014, da capacidade de energia instalada no Brasil foi observada para a fonte de energia hidráulica.


Nota-se que a fonte hidráulica apresenta a maior capacidade de energia instalada dentre as demais, seguida pela eólica, térmica e nuclear.

Sobre os aerogeradores, analise as assertivas a seguir e, logo após, assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:

I. São os principais equipamentos utilizados para a conversão de energia solar em energia elétrica.

II. São equipamentos enormes com hélices fixadas por um suporte, acionadas pela ação do vento.

III. No Brasil, existem grandes centrais de geração eólica espalhadas, sendo os aerogeradores instalados em dezenas, geralmente distantes uns dos outros, para garantir uma melhor captação de energia.


I e II.


Apenas II.


I e III.


Apenas III.


Apenas I.

Analise o gráfico a seguir, que relaciona aspectos da matriz elétrica brasileira, segundo o BEN de 2015:

 

De acordo com ele, é correto afirmar que:


As matrizes por Biomassa, Eólica, Gás Natural, Derivados do Petróleo e Carvão tiveram uma ligeira diminuição em 2014, quando comparadas ao ano de 2013


Nota-se uma leve aumento no percentual da matriz elétrica hidráulica no ano de 2014 em relação ao ano de 2013


A matriz elétrica nuclear apresentou alterações, em termos percentuais, durante os anos de 2013 e 2014


O aumento considerável da matriz por Biomassa deve-se exclusivamente à queda da matriz elétrica hidráulica


O decaimento considerável da matriz hidráulica no ano de 2014 deve-se às condições desfavoráveis hídricas observadas naquele ano

Com relação ao funcionamento de aerogeradores, analise as assertivas a seguir:

I. Existem dois tipos de aerogeradores: o de eixo horizontal e o de eixo vertical, sendo o de eixo horizontal o mais empregado.

II. Basicamente, o vento faz com que as pás do rotor girem, sendo este acoplado a um multiplicador, que proporciona o aumento da velocidade do eixo, que então é conectado a um gerador elétrico produzindo eletricidade.

III. Pode-se resumir a estrutura de um aerogerador como sendo um sistema de pás, rotor e gerador.

A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:


I e III.


II e III.


I, II e III.


Apenas III.


Apenas I.

Uma crescente preocupação com o meio ambiente, tem provocado impasses às hidroelétricas, em virtude:

 I. Dos impactos causados pela sua implantação, sobretudo pelos alagamentos de grandes áreas, acarretando danos ambientais e sociais.

II. Contribuir para o aumento do efeito estufa Efeito estufa;

III. Geração de empregos para toda a região onde está sendo instalada.

 


Apenas a alternativa III.


Apenas as alternativas I e II.


Apenas as alternativas I e III.


Todas estão certas.


Apenas a alternativa I.

O Brasil tem vivenciado uma expansão da Energia Eólica como forma de geração de energia, estimulada pela boa qualidade dos ventos. Esse ventos são predominantes de quais regiões?

I. Região Nordeste

II. Região Sudeste

III. Região Sul

 


Apenas as alternativas I e II


Apenas a alternativa III


Apenas a alternativa I


Todas estão certas


Apenas as alternativas I e III

No início de 2015, os dados do ONS (Operador Nacional do Sistema) mostraram que o nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste está mais baixo do que em 2001, quando o país passou por um grande blecaute, seguido de racionamento de energia.

Responsáveis por gerar 70% da eletricidade do país,  os reservatórios operam hoje com 17,84% da capacidade. Em 2001, contabilizavam 21,39%. No ano passado, neste período, o nível estava em 41,62%. A vantagem é que o país hoje tem mais termelétricas, mas  elas já operam no limite da capacidade.

Adaptado de: Metro Jornal

No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos se justifica porque:


O consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.


O uso das termoelétricas é suficiente para substituir as hidrelétricas, consequentemente a utilização preserva os níveis dos reservatórios.


A geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.


O sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.


A geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.

Páginas: 1234567